Entendendo os Yidams, as Divindades Meditacionais

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Um Yidam é uma divindade, ou um iluminado, ou um Buda, utilizada para fazer uma meditação.

Os Yidams, eles aparecem em mandalas, que são imagens sagradas capazes de produzirem muitas coisas boas, inclusive a nossa iluminação.

A pratica com os Yidams consistem em visualiza-los, como a imagem que aparece na mandala, mas não visualizarmos em terceira pessoa, mas sim em primeira.

Pois sim, temos que nos visualizar como sendo o Buda da Mandala, e assim com essa pratica simbólica vamos criando a nossa budeidade, ou seja nosso Nirvana, nossa iluminação.

A visualização do Yidam ocorre dentro das meditações tântricas, que são muito ritualísticas, envolvem muita coisa esotérica.

As meditações com os Yidams só são validas se fizermos a iniciação, que é um ritual, que nos autoriza a utilizar a fazer o exercício de visualização da deidade.

Quando fazemos esse ritual, que é esotérico, e por isso iniciatico, ganhamos não somente a autorização para fazer a meditação com o Buda ou a divindade, mas também passamos a poder utilizar o mantra do Yidam da iniciação.

Sem fazer a iniciação a pratica não se tora válida, pois é assim que funciona o Esoterismo Budista.

Na Meditação Tantrica, ritualista, também visualizamos outros elementos que aparecem nas imagens das mandalas, como o Dharma, a estrela de seis pontas, os símbolos auspiciosos e muito mais.

Existem outras práticas além da visualização e nas meditações ritualísticas, que são muito elaboradas, e contam com símbolos, os Mudras, que são gestos simbólicos feitos com as mãos, músicas e outras coisas.

É muito bom falar da meditação tântrica e dos Yidam.

Os Tantras do Budismo não são práticas eróticas, como os do Taoísmo, é muito importante esclarecer isso, para não criar preconceito.

No Budismo existem práticas com Yidams pacíficos e irados ou coléricos.

Os Yidams pacíficos são lindos, e os coléricos tem a aparecia monstruosa, mas servem para nos mostrar nosso lado negativo, pois só tomando consciência dele, para ele se acabar, e é por isso que eles são muito queridos.

Todos os Yidams nos levam a aperfeiçoarmos a nós mesmos, mas muitos além de trabalhar para conseguirmos o Nirvana, também trabalham coisas que precisamos em um dado momento de nossa vida, nos beneficiando e ajudando a onde for preciso.

Aqui no site fazemos mandalas inspiradas nas meditações ritualísticas, onde colocamos Yidams nelas, mas não são os Tantras Budistas.

Nas nossas mandalas você visualiza toda ela de uma vez só, com os símbolos e as Deidades, mas não em primeira pessoa, mas em terceira.

As mandalas budistas do nosso site tem os Yidams, mas não são as práticas tradicionais do Tantras, das Sadhanas, porém elas trazem o autoconhecimento e nos dá um gostinho da meditação feita no Budismo Esotérico.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

 

Você também pode se interessar por: